O presidente da Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra, João Ataíde, defendeu que deve ser encontrada uma solução para o problema do Ramal da Lousã, encerrado há anos. “O Ramal da Lousã é uma ferida criada que tem que ser resolvida”, disse o também presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, enquanto falava aos jornalistas na apresentação do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes (PMT). Sobre a linha centenária que ligava Coimbra à Lousã e que foi encerrada em 2010 para que fosse construído o Metro Mondego, também o especialista em transportes Álvaro Costa, que coordenou os estudos para a elaboração do PMT, referiu a necessidade de repor o serviço ferroviário destacando que “é fundamental” que este seja retomado para servir as populações. As obras para a construção do Metro Mondego levaram ao encerramento do Ramal da Lousã há mais de seis anos, tendo sido a linha desmantelada, mas o transporte público que a iria substituir nunca foi construído. Os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, por onde iria passar o metro, aguardam decisão do governo sobre o sistema de mobilidade a implementar. O presidente da Comunidade Intermunicipal, constituída pelos 17 municípios do distrito e pelos municípios da Mealhada (Aveiro) e Mangualde (Viseu), explicou que o plano, fruto de alterações no regime jurídico, passa para as autarquias, por intermédio da CIM, a competência de traçar percursos e concessionar transportes públicos. Esta tarefa era atribuída ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, mas que vai mudar de mãos até Dezembro de 2019. O secretário executivo intermunicipal, Jorge Brito, apontou para a necessidade de, tendo em conta esta nova realidade, estabelecer um ponto de equilíbrio entre a exploração comercial das linhas e o serviço às populações nos itinerários que não sejam lucrativos. Sobre questões mais específicas da aplicação do PMT, João Ataíde explicou que, nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano de cada município, “já está definido o que fazer”. “Fazer ciclovias, melhorar o circuito pedonal”, exemplificou o responsável para esclarecer que o plano apresentado nesta terça-feira resulta de uma articulação de planos mais locais. O PMT é, segundo o autarca socialista, um “instrumento de gestão” que permite estabelecer a “estratégia global de intervenção em matéria de organização das acessibilidades da mobilidade” e visa “definir um conjunto de acções e medidas” para uma mobilidade “mais sustentáveis”. Neste sentido, Álvaro Costa, também professor universitário, afirma que o PMT foi produzido tendo em conta as preocupações dos municípios, fazendo uma articulação com as “visões locais”. O técnico da empresa TRENMO, que faz consultoria neste sector, apontou para a necessidade de “assegurar a sustentabilidade económica do sistema de mobilidade” e de diminuir a poluição, o consumo e a dependência energética. O PMT, refere o técnico, procura responder a necessidades específicas do território onde ele vai ser aplicado. Ao enumerar a lista dessas carências, Álvaro Costa mencionou a quebra de competitividade do sistema de transportes públicos na região de Coimbra nos últimos anos. Numa região caracterizada pela utilização do transporte individual motorizado, o documento apresentado nesta terça-feira menciona a necessidade de se reduzir essa dependência. Uma das formas contrair esta realidade é “aumentar a eficiência, eficácia, competitividade e conveniência do transporte público e dos modos suaves”. O documento vai estar em consulta pública no site da CIM da região de Coimbra, entre 3 e 17 de Agosto.
08-08-2016
O presidente da Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra, João Ataíde, defendeu que deve ser encontrada uma solução para o problema do Ramal da Lousã, encerrado há anos. “O Ramal da Lousã é uma ferida criada que tem que ser resolvida”, disse o também presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, enquanto falava aos jornalistas na apresentação do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes (PMT). Sobre a linha centenária que ligava Coimbra à Lousã e que foi encerrada em 2010 para que fosse construído o Metro Mondego, também o especialista em transportes Álvaro Costa, que coordenou os estudos para a elaboração do PMT, referiu a necessidade de repor o serviço ferroviário destacando que “é fundamental” que este seja retomado para servir as populações. As obras para a construção do Metro Mondego levaram ao encerramento do Ramal da Lousã há mais de seis anos, tendo sido a linha desmantelada, mas o transporte público que a iria substituir nunca foi construído. Os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, por onde iria passar o metro, aguardam decisão do governo sobre o sistema de mobilidade a implementar. O presidente da Comunidade Intermunicipal, constituída pelos 17 municípios do distrito e pelos municípios da Mealhada (Aveiro) e Mangualde (Viseu), explicou que o plano, fruto de alterações no regime jurídico, passa para as autarquias, por intermédio da CIM, a competência de traçar percursos e concessionar transportes públicos. Esta tarefa era atribuída ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, mas que vai mudar de mãos até Dezembro de 2019. O secretário executivo intermunicipal, Jorge Brito, apontou para a necessidade de, tendo em conta esta nova realidade, estabelecer um ponto de equilíbrio entre a exploração comercial das linhas e o serviço às populações nos itinerários que não sejam lucrativos. Sobre questões mais específicas da aplicação do PMT, João Ataíde explicou que, nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano de cada município, “já está definido o que fazer”. “Fazer ciclovias, melhorar o circuito pedonal”, exemplificou o responsável para esclarecer que o plano apresentado nesta terça-feira resulta de uma articulação de planos mais locais. O PMT é, segundo o autarca socialista, um “instrumento de gestão” que permite estabelecer a “estratégia global de intervenção em matéria de organização das acessibilidades da mobilidade” e visa “definir um conjunto de acções e medidas” para uma mobilidade “mais sustentáveis”. Neste sentido, Álvaro Costa, também professor universitário, afirma que o PMT foi produzido tendo em conta as preocupações dos municípios, fazendo uma articulação com as “visões locais”. O técnico da empresa TRENMO, que faz consultoria neste sector, apontou para a necessidade de “assegurar a sustentabilidade económica do sistema de mobilidade” e de diminuir a poluição, o consumo e a dependência energética. O PMT, refere o técnico, procura responder a necessidades específicas do território onde ele vai ser aplicado. Ao enumerar a lista dessas carências, Álvaro Costa mencionou a quebra de competitividade do sistema de transportes públicos na região de Coimbra nos últimos anos. Numa região caracterizada pela utilização do transporte individual motorizado, o documento apresentado nesta terça-feira menciona a necessidade de se reduzir essa dependência. Uma das formas contrair esta realidade é “aumentar a eficiência, eficácia, competitividade e conveniência do transporte público e dos modos suaves”. O documento vai estar em consulta pública no site da CIM da região de Coimbra, entre 3 e 17 de Agosto.
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