Parceria Projeto AGA@4Life
       
Publicada a 12 de março de 2018 às 8:43h
A ADIC é uma das entidades parceiras do Projeto AGA@4Life – Abordagem Geriátrica Ampla na promoção de um envelhecimento ativo e saudável – implementação de um programa de intervenção integrado e multidisciplinar.

 
Este projeto, de qual a ADIC se tornou parceira, a par com o Instituto Politécnico de Coimbra (promotor), o Instituto Politécnico de Tomar (co-promotor), o Instituto de Castelo Branco (co-promotor) e o Município da Lousã (co-promotor), visa a promoção de um envelhecimento ativo e saudável através da implementação de um modelo de intervenção fundamentado na abordagem geriátrica ampla (AGA), incorporando também recursos endógenos da região, e promovendo a agregação da Geriatria no currículo dos ciclos de estudos das Ciências da Saúde.

 
O modelo de AGA proposto assenta num protocolo de avaliação individual, de natureza holística e multidisciplinar, e consequente delineamento e implementação de estratégias de intervenção ajustadas a cada indivíduo, em articulação com os cuidados de saúde convencionais, visando a prevenção da fragilidade e do declínio funcional, cognitivo e social do idoso.

 
Os programas de intervenção personalizados serão desenhados multidisciplinarmente por grupos de trabalho envolvendo tutores e alunos do 1º ciclo de estudos.

 
As ações de intervenção centrar-se-ão em programas personalizados de:
- exercício físico;
- educação nutricional;
- estimulação cognitiva; 
- monitorização de co-morbilidades;
- aconselhamento fármaco-terapêutico;
- e promoção global do bem-estar.


Estes programas personalizados integram recursos regionais que permitem potenciar a região como elegível para um turismo sénior ativo e saudável.

 
A ação estratégica do projeto tem como ambição principal a valorização da pessoa idosa, pela promoção da saúde e bem-estar, da independência e autonomia, da mobilidade e da oportunidade para contribuir na comunidade em que se insere.

 
Conheça aqui melhor o Projeto AGA@4Life 
 
Previsão metereológica
Parceiros & Apoios

A "ADIC - Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã" agradece a todas as entidades e organizações que reconhecem e apoiam a sua actividade.
letterbee