Está aqui: Skip Navigation LinksInício / ADIC / A Instituição / Quem Somos
Quem Somos
       
A ADIC é uma associação de natureza particular de solidariedade social, que tem por objetivos o apoio da criança e do idoso, na área da freguesia de Vilarinho, primeiramente, e subsidiariamente, nas restantes freguesias do Concelho da Lousã, trabalha diretamente junto da comunidade, ou através de parcerias com outros órgãos/projetos concelhios.”

No dia 1 de Janeiro de 1997, nasceu em Vilarinho a Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã.

Aos 31 dias do mesmo mês e ano, após convocação, reuniu-se pela primeira vez um grupo de Vilarinhenses com o único objetivo de elaborarem, discutirem e aprovarem os primeiros estatutos da Associação.

Pelo que, no dia 4 de Março do mesmo ano, foi devidamente lavrada a fls. 90 e 91 do livro de notas para escrituras diversas com o nº 64-D do Cartório Notarial de Lousã a competente Escritura de constituição da ADIC, tendo como objetivo o apoio do idoso e da criança.

A criação da Associação foi publicada no Diário da República nº 93/97, III Série, de 21 de Abril. No decorrer do mesmo ano, tomou posse uma Comissão Administrativa, Comissão esta criada com o único propósito de gerir a recém-constituída Associação até que, todas as formalidades legais fossem concretizadas, o que aconteceu no início do ano de 1998, pelo que, somente nesta data foram realizadas as primeiras eleições para os órgãos sociais.

A ADIC nasceu e cresceu com a parceria e o apoio jurídico da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, até que, no início do ano de 1999, foi solicitado ao CRSS do Centro, o registo da mesma, como Instituição Particular de Solidariedade Social.

A ADIC foi registada como IPSS na Direção Geral da Ação Social, registo definitivo este pela inscrição nº 32/00, a fls. 40, do Livro nº 8 das Associações de Solidariedade Social, considerando-se o mesmo efetuado a 21 de Janeiro de 1999.

Após este complexo e demoroso processo, a ADIC foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública – cfr. Diário da República nº 126, III Série, de 31 de Maio de 2000.

Presentemente a ADIC é composta por quatro respostas sociais, a saber: Centro de dia; Apoio domiciliário; Jardim-de-Infância e Cantinas sociais.

Com estas valências, emprega atualmente cerca de 22 Colaboradoras e dá apoio e cuida de aproximadamente 150 Utentes.

A ADIC orgulha-se de ter excelentes relações com toda a comunidade em geral e muito em especial de ter as melhores relações institucionais com todos os seus parceiros, sem os quais não poderia desenvolver a sua ação social para a qual esta vocacionada.

Por tudo o que tem feito até ao presente,
a ADIC é reconhecidamente uma “ASSOCIAÇÃO DE GERAÇÕES”.
Previsão metereológica
Parceiros & Apoios

A "ADIC - Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã" agradece a todas as entidades e organizações que reconhecem e apoiam a sua actividade.
letterbee