Está aqui: Skip Navigation LinksInício / ADIC / A Instituição / Quem Fomos
Quem Fomos
       
Longe vai o tempo em que idosos ficavam entregues ao seu próprio destino, sem cooperação da Sociedade, compensação de uma vida desgastante, onde por vezes, a miséria na reta final da vida, era o prémio da existência.

À semelhança de outras localidades, e na adaptação da evolução social, Vilarinho progrediu no final da década de 80 com a ideia de instalar um Centro de Dia.

Nessa ocasião uniram esforços diversas Entidades Locais, designadamente a Junta de Freguesia de Vilarinho, Câmara Municipal da Lousã e Santa Casa da Misericórdia da Lousã.

Logo à partida, as diferentes competências das Entidades intervenientes premiaram o sonho, dado que, o conhecimento da realidade local, aliado ao poder Autárquico e ao saber social, proporcionou nas mais diversas reuniões da instalação um sucesso fundamentado nas decisões.

Esta fase embrionária absorveu alguns meses na solidificação do projeto, e preparação do espaço físico da antiga Escola Primária de Vilarinho, pertença da Autarquia Local, que cedeu gratuitamente as instalações para essa finalidade.

Finalmente o momento chegou, vindo a público no dia 12 de Janeiro de 1990 um aviso da Câmara Municipal da Lousã a informar os possíveis interessados que as inscrições para o Centro de Dia de Vilarinho se encontravam abertas, anunciando ao mesmo tempo que a abertura do mesmo seria no dia 22 de Janeiro de 1990.

No arranque da atividade e numa viatura da Autarquia Local, foram colocadas três funcionárias no Centro, as quais eram superiormente coordenadas por responsável da Misericórdia da Lousã.

O aperfeiçoamento e a adaptação à realidade social, ao longo dos tempos foram constantes, onde o apoio jurídico da Santa Casa da Misericórdia da Lousã e a gestão da Câmara Municipal da Lousã desde a primeira hora foram fulcrais na manutenção diária dos objetivos.

Com um crescimento saudável volvidos dois anos da abertura, nasceu mais uma valência, o Jardim-de-Infância, colmatando assim mais uma das necessidades locais. Verdadeiramente cimentado este projeto, e já no decorrer do ano de 1994, a gestão do Centro passou da Câmara, a pedido desta, para a Junta de Freguesia de Vilarinho.

Algumas remodelações foram feitas, dando assim uma maior versatilidade no atendimento, onde, entretanto, novos utentes eram admitidos, proporcionando o aumento do quadro de funcionárias e consequentemente orçamentos mais elevados.

Tal facto começou a sentir-se no orçamento autárquico, dando-lhe valores fora do vulgar. Não existia alternativa, pelo que, tornou-se imperiosa mais uma mudança na gestão do Centro.

E assim, após resposta ao chamamento associativo, no início do ano de 1997, foi criada em Vilarinho uma nova Associação de cariz social, com o objetivo fundamental de gerir o Centro.
Previsão metereológica
Parceiros & Apoios

A "ADIC - Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã" agradece a todas as entidades e organizações que reconhecem e apoiam a sua actividade.
letterbee