Está aqui: Skip Navigation LinksInício / ADIC / A Instituição / Onde Estamos
Onde Estamos
       
A ADIC encontra-se sediada na Rua Sra. das Preces, lugar de Vilarinho, concelho de Lousã, distrito de Coimbra.

Localiza-se a menos de cinco quilómetros da sede do Concelho, a cerca de trinta da sede do Distrito e inserida na Região Centro, sub-região do Pinhal Interior.

O Concelho da Lousã é formado, depois de uma extensa zona de montanha e floresta, por uma bacia, tendo por fundo uma planície de terras aráveis e férteis que se estende até, e para lá do rio Ceira, afluente do rio Mondego. Situa-se a escassos 30 Km de Coimbra, capital do distrito e da província da Beira Litoral.

A menos de cinco quilómetros para leste da Sede do Concelho da Lousã, encontra-se Vilarinho, localizando-se na margem esquerda do rio Ceira, onde algumas das suas localidades se situam no sopé da Serra da Lousã.

A Sede da ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã, encontra-se instalada na antiga Escola Primária de Vilarinho, fica a menos de 50 metros da EN 342, que passa no meio da povoação. Desta, existe o acesso para a Autarquia, Clube e Escolas, tendo como referência no cruzamento, a capela da Sra. das Preces, observando-se no local uma paisagem deslumbrante para a serra.

Vilarinho era uma das seis freguesias do Concelho da Lousã, além do que era uma das mais antigas pois apesar de não se saber precisar a data da sua fundação, ela aparece referenciada em documentos oficiais que datam de 1360.

Encontrando-se virada a leste do concelho a freguesia de Vilarinho faz fronteira com as freguesias da Lousã, Casal de Ermio e Serpins, tem aproximadamente 2513 ha de área, compondo-se de vários lugares, a saber: Boque, Ribeira dos Casais, Casais, Prilhão, Reguengo, Covão, Ribeira Maior, Cabanões, Vilarinho, Sarnadinha, Póvoa de Fiscal, Mó de Fiscal, Quinta de Fiscal, Fiscal, Vinhas de Fiscal, Tapada de Fiscal, Carris, Cruz da Gândara, Bairro do Emigrante, Casal do Espirito Santo, Gândara, Vale, Freixo, Rogela, Favariça e Manguela.

Encontra-se inserida numa região cujo clima é fundamentalmente de características mediterrânicas, moderadamente húmido, cujas temperaturas médias anuais rondam os 13,4 graus centígrados, a precipitação média anual de 1221,2 mm, a humidade média anual de aproximadamente 75 % e os ventos dominantes são do quadrante Este com uma frequência anual de 37 % e uma velocidade média de cerca de 10 Km/h.

A freguesia de Vilarinho em termos demográficos tem 2895 habitantes, distribuídos da forma indicada pela tabela em anexo.

Atualmente, face à reforma administrativa a Freguesia de Vilarinho integra a União de Freguesias de Lousã e Vilarinho.
Previsão metereológica
Parceiros & Apoios

A "ADIC - Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã" agradece a todas as entidades e organizações que reconhecem e apoiam a sua actividade.
letterbee